Unidade - Porangaba

UNIDADE CENTRAL
Tel.: (15) 3257-1016

Rua 4 de Junho, 312 - Centro, Porangaba - SP, 18260-000
Veja como chegar aqui



Porangaba (tupi porangáua), significa bela vista, lugar bonito e foi o nome próprio indicado para nomear o distrito de Bela Vista de Tatuí em 1919.

Porangaba é um município do estado de São Paulo, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 23º10'33" sul e a uma longitude 48º07'30" oeste, estando a uma altitude de 525 metros. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2020, era de 10.067 habitantes.

Movimento Tropeirista
O Movimento Tropeirista está diretamente ligado à formação do povoado já que este originou-se primeiramente, como um entreposto comercial para atender os tropeiros e viajantes que por ali transitavam. O papel desempenhado pelos tropeiros no desenvolvimento do transporte de cargas e nas relações sociais e humanas ainda estão presentes no município através dos usos, tradições e costumes.br>
História
Origens O bairro de Santo Antonio do Rio Feio, que deu origem a cidade de Porangaba, pertenceu a Tatuí e se formou a partir de 1850, data em que foi regulamentada a Lei da Terra, que permitiu a ocupação de áreas na região, legalizando a compra e venda e facilitando a vinda de sesmeiros, posseiros e até de invasores. No início, o lugar foi ponto de pernoite de tropas e tropeiros que vinham do oeste paulista com destino à Feira de Muares de Sorocaba e vice-versa. Era também o ponto de encontro de uma pequena população instalada nas imediações e onde os tropeiros abasteciam as tropas com alimentos e outros gêneros nas vendas e tabernas que se formavam no povoado. O bairro formou-se ao lado da trilha tropeira que ligava Sorocaba a Botucatu. Em 1870, aproximadamente, construiu-se a capela em louvor a Santo Antônio, o santo padroeiro. Posteriormente, em 1885, a capela foi elevada a Freguesia, com o nome de Bela Vista de Tatuí e em 1891 passou a Distrito de Paz. A emancipação política aconteceu em 1927, quando foi criado o município de Porangaba, separando-se de Tatuí. A instalação do município ocorreu a 4 de junho de 1928. Em 30 de novembro de 2005 o município de Porangaba tornou-se Comarca.

Em 1897, no final do Século XIX,o naturalista belga Auguste Collon, a serviço do fazendeiro Eduardo Ferreira de Camargo, veio para a região de Bofete e Porangaba para verificar a possibilidade de prospecção de petróleo em fazenda de sua propriedade. Feitos os estudos iniciais, foi montada enorme estrutura e após uma série de perfurações, em decorrência de problemas técnicos, o projeto foi suspenso. Mesmo assim, foi realizada a primeira sondagem profunda de petróleo no Brasil, um fato histórico e pioneiro. Gerou relatório, circunstanciado, que impressiona pela riqueza de detalhes. Trata-se de um trabalho científico que, mesmo transcorrido mais de um século, é acatado e aceito pelo meio científico.